ClubHouse: entenda o app do momento

Navegue Pelo Artigo

Lançado em março de 2020 o ClubHouse está sem dúvidas se tornando uma febre mundial, e no Brasil isso não está sendo diferente.

Como podemos ver pelo gráfico do Google Trends abaixo fica claro como a tendência de crescimento não pode ser desprezada.

Aumento do Interesse pelo ClubHouse no Brasil nos últimos 12 meses
Aumento do Interesse pelo ClubHouse no Brasil nos últimos 12 meses

Nesse momento muita gente começa a se perguntar então: o que é o ClubHouse?

Uma das respostas mais engraçadas para essa pergunta que ouvi foi a de que trata-se de um “bate papo do uol em áudio”.

Não entendeu a referência? Tudo bem a gente explica.

A ideia básica da plataforma é que as pessoas conversem e se conectem por meio do áudio, de forma muito similar às antigas salas de bate papo online que foram muito populares há cerca de dez anos atrás.

A grande diferença aqui é que a conversa não é mais por texto e sim por áudio, e somente áudio. Isso mesmo, nada de fotos, mensagens ou vídeos, é tudo via áudio.

Como Entrar Para o ClubHouse?

No momento para entrar na plataforma é necessário receber um convite de uma pessoa que já esteja dentro.

Outro ponto importante é que até o presente momento somente usuários de iOS e iPAD OS podem utilizar o aplicativo que ainda não conta com uma versão para dispositivos android, ou desktop.

Vale lembrar que o aplicativo ainda está em fase de testes, assim, é provável que em pouco tempo tanto a não disponibilidade para android quanto à necessidade de convites para uso deixem de existir.

Uma dica importante é que você já pode entrar na lista de espera e “reservar” o username na plataforma enquanto espera o seu convite.

Mas, vamos dizer que você já tenha recebido o seu convite, o que fazer então?

Nesse caso, basta criar a sua conta, o processo é bastante simples, requerendo apenas que você tenha conhecimentos básicos de inglês para seguir as instruções.

É importante, porém, que você se atente para escolher muito bem o seu nome de usuário e preferências e interesses de conteúdo nesse momento, visto que esses elementos vão impactar a sua experiência como um todo no app.

Como participar de uma conversa no ClubHouse?

Como falamos anteriormente o ClubHouse é uma rede social baseada em conversas em áudio, mas nem todo mundo precisa falar, caso prefira, você pode ser somente um ouvinte das conversas que estão acontecendo.

Ao abrir o aplicativo você verá uma tela como a da imagem abaixo, com uma timeline de eventos e conversas que estão acontecendo naquele momento.

Tela Inicial do ClubHouse
Tela Inicial do ClubHouse

Além disso, no canto superior você também verá um ícone de calendário onde pode ver eventos agendados para acontecer, que correspondem aos interesses que você indicou no momento em que criou a sua conta.

Por fim, na parte inferior da tela você verá um botão verde com escrito “Start A Room”.

Criando Salas no ClubHouse
Criando Salas no ClubHouse

Ao clicar nesse botão você será a pessoa que estará iniciando uma conversa, e verá três opções básicas:

  • Open: nessa opção a sua sala se torna pública e qualquer usuário do clubhouse poderá entrar e ouvir a conversa.
  • Social: somente pessoas que você ou alguma outra pessoa que tenha autorização para falar na sala siga poderão encontrar essa sala e participar da conversa.
  • Closed: nesse caso somente quem você ou alguém que seja moderador da sala convidar ativamente poderá participar da conversa.

Outra forma de participar da conversa é usar a função “Raise Your Hand” em uma sala qualquer onde você esteja como ouvinte.

Nesse caso os moderadores da sala poderão te tornar um “speaker”, ou seja, uma pessoa com autorização para falar, mesmo que você não seja o criador daquela sala.

Para usar essa função, basta clicar no ícone de uma mão dentro de qualquer conversa onde você esteja conversando.

Como pedir para falar no ClubHouse
Como pedir para falar no ClubHouse

Já no caso de você ser um moderador, o ícone da mão se torna um ícone de lista onde estarão as pessoas que pediram para poder falar na sala naquele momento.

Aceitando novos speakers no ClubHouse
Aceitando novos speakers no ClubHouse

Uma vez que você veja essa lista, basta clicar no ícone do microfone para liberar que a pessoa possa falar na sala.

Como ganhar mais convites do ClubHouse?

Ao criar uma conta no ClubHouse você já começa com um determinado número de convites, e à medida que você utiliza a plataforma, seja criando salas de bate papo, ouvindo as conversas ou falando.

Então, caso você queira ganhar mais convites, basta ser um usuário ativo e esperar, e eles chegarão para sua conta automaticamente.

Para ver e enviar os seus convites basta clicar no ícone de uma “Carta” na parte superior do APP para ver quantos convites você ainda tem e enviar para seus amigos.

Verificando e usando seus convites no ClubHouse
Verificando e usando seus convites no ClubHouse

Um outro ponto importante é que caso algum contato da sua agenda entre para a lista de espera do ClubHouse você pode receber uma notificação do aplicativo perguntando se você o recomenda, nesse caso você pode autorizar a entrada da pessoa na plataforma sem gastar os seus convites, ou mesmo caso não tenha nenhum convite disponível.

Como funcionam os clubs no ClubHouse?

Outra função interessante da plataforma são os “Clubs”, que são quase que como grupos ou comunidades onde pessoas com interesses em comum se reúnem.

No momento a criação de clubs é feita manualmente pelo time do ClubHouse o que faz com que o seu uso seja bastante limitado, além disso, cada conta pode criar somente dois clubs.

Em seu material de ajuda os desenvolvedores do aplicativo dizem que em breve pretendem ter ferramentas de criação de clubs automáticas o que deve popularizar a criação de novas comunidades, mas até lá, caso queira criar a sua comunidade ou club dentro do ClubHouse clique aqui e siga o passo a passo oficial da ferramenta.

Importante: essa seção foi atualizada, até o dia 04/02/2021 cada conta poderia criar somente um Club, no dia 05/02/2020 o limite foi ampliado para dois, manteremos o limite sempre atualizado até que ele seja removido.

Quem seguir no ClubHouse?

Apesar de ainda estar em seus primeiros estágios aqui no Brasil, muitas pessoas já começaram a criar eventos e discussões por lá de forma mais ou menos regular, e a cada dia novos nomes aderem às conversas.

Entre famosos e anônimos que estão presentes no ClubHouse e já estão compartilhando histórias e conteúdo por lá, separamos uma lista com os melhores perfis brasileiros para você seguir.

  • Flávio Augusto @geracaodevalor
  • Primo Rico @thiago.nigro
  • Tallis Gomes @tallisgomes
  • Joel Jota @joeljota
  • Alfredo Soares @alfredosoares
  • Caio Carneiro @caiocarneiro
  • João Pedro @ojoaopedro
  • João Vitor @joaovitor
  • Pedro Sobral @pedrosobral
  • Bruno Nardon @brunonardon
  • Pamela Duarte @pameladuarte
  • Saulo Soares @eusaulosoares
  • Davi Braga @davibraga
  • Flávio Pripas @fpripas
  • Alberto André @albertoandre
  • Rodrigo Noll @rodrigonoll
  • Paulo Orione @paulo.orione
  • Guilherme Junqueira @guijunqueira
  • Hyesers Souza @hyesers
  • Jhon Freitas @jhon_freitas

Mas e você? Já está no ClubHouse? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Gostou? Compartilhe

Compartilhe esse artigo

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo: Outros artigos que você pode gostar

No Gestão 4.0 nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Confira mais conteúdos do G4 no Instagram

×