03 livros de Growth Hacking para ler em 2021

Navegue Pelo Artigo

Growth hacking é uma forma de trabalhar o crescimento de um negócio com base em hipóteses e experimentos. Atualmente, utilizada por muitas empresas líderes de mercado, como LinkedIn, Facebook, Tesla, Adobe e Airbnb, é uma excelente abordagem para quem busca aumentar a receita de forma inteligente. E como aprender sobre o assunto? Há três livros de growth que podem te ajudar nessa jornada.

Consideramos livros são uma relevante forma de aprendizado. Eles permitem que um conhecimento seja entregue de maneira profunda, além de seu consumo ser mais rápido do que por outros meios: ler é mais rápido do que ouvir.

Logo, para iniciar o seu conhecimento em Growth, estes são os três livros indicados, já em ordem de leitura: Hacking Growth, Traction e High Growth Handbook. Os dois primeiros possuem versão em português e o último só em inglês.

01) Livro: Hacking Growth

Como você pode conquistar novos clientes, mantê-los engajados e retê-los para aumentar sua receita com um orçamento apertado? Este livro de Sean Ellis e Morgan Brown apresenta os conceitos e fundamentos para hackear o crescimento de uma empresa, usando análises e testes rápidos para implementar oportunidades de crescimento acelerado.

“Hacking Growth: A Estratégia de Marketing Inovadora das Empresas de Crescimento Mais Rápido” é o livro que melhor apresenta os fundamentos de Growth e, de forma didática, desmistifica o equívoco que muitos fazem em confundir Growth com Marketing.

O autor do livro, Sean Ellis, foi quem cunhou o termo growth hacking. Na década de 2000, Sean começou a testar abordagens não convencionais para ajudar empresas a crescer rapidamente mesmo com um orçamento limitado e forte concorrência. Essas técnicas e processos foram gradualmente expandidos e refinados para se tornarem o modelo apresentado no livro.

Por exemplo, o Dropbox cresceu de 100.000 para 4 milhões de usuários em 14 meses sem qualquer marketing tradicional. Em vez disso, ofereceu 250 MB de armazenamento gratuito para cada usuário que recomendasse um amigo para experimentar a ferramenta. O Airbnb se esforçou para crescer inicialmente, até que fez uma publicação cruzada com o Craigslist para redirecionar pesquisas de aluguéis de férias de curto prazo para o site de reservas do próprio site.

Esses e outros casos são abordados no livro que, apesar de possuir muitos exemplos de empresas de tecnologia, seus ensinamentos podem ser aplicados em segmentos tradicionais. Sendo assim, qualquer organização pode aplicar estratégias de Growth, seja com pequenas iniciativas ou em larga escala. Logo, Hacking Growth é um must read do profissional ou empreendedor que quer utilizar o método, por ser o livro que representa os fundamentos sobre o tema.

O livro está disponível na Amazon em versão Kindle, capa dura ou capa comum: clique aqui para adquirir.

02) Livro: Traction – How Any Startup Can Achieve Explosive Customer Growth

Tração

As startups geralmente gastam a maior parte do tempo/capital desenvolvendo seus produtos e, no momento em que percebem que estão ficando sem recursos, tentam aumentar seus esforços de vendas/marketing. Na prática, o que ocorre é que a maioria das startups falham porque não conseguem clientes suficientes antes de acabar o dinheiro.

Uma startup é como um balde furado e sua função é tampar gradualmente os buracos para que a água (investimentos) não vaze. Assim, ao desenvolver um produto, a organização deve testar simultaneamente seus canais de tração, gastando 50% do seu tempo no produto e 50% em tração (busca por crescimento acelerado de receita).

Nesse livro, Gabriel Weinberg, fundador do do Duckduckgo, compartilha metodologias e frameworks, com dicas práticas sobre como testar e usar 19 canais em potencial para atingir um crescimento acelerado.

Sendo assim, “Tração: como qualquer startup pode alcançar um crescimento explosivo de clientes” é o livro ideal para quem já compreende os fundamentos de growth e deseja ter acesso a cases práticos e aplicáveis.

O livro está disponível em português no site da Amazon em versão Kindle e em livro físico: clique aqui para adquirir.

03) Livro: High Growth Handbook: Scaling Startups From 10 to 10,000 People

Photo of the book cover of *High Growth Handbook* as seen in its publisher's website, Stripe. Main Image

Toda empresa de alto crescimento eventualmente precisa enfrentar o mesmo conjunto de desafios em torno da estrutura organizacional, cultura, contratação de executivos para funções que os fundadores não entendem, compra de outras empresas e muito mais. Este livro se propõe a ser um manual para líderes navegarem nesses desafios.

O autor, Elad Gil, é um empreendedor em série, executivo, investidor e conselheiro de empresas, incluindo AirBnB, Pinterest, Square e Stripe. Anteriormente, ele foi vice-presidente de estratégia do Twitter e atualmente está trabalhando em uma nova empresa, a Color.

Diferente dos outros livros, este é sobre gestão de growth, inclusive comporta 14 entrevistas com líderes que atravessaram períodos de crescimento acelerado sob sua gestão. Não é um livro para quem está começando, porque é orientado para quem precisa organizar a casa em um ambiente de tração.

O livro está disponível na Amazon em formato Kindle ou livro físico: clique aqui para adquirir.

Por fim, esta é a ordem dos três livros indicados sobre Growth Hacking pelo time do Gestão, seguindo respectivamente a lógica de aprendizado: fundamentos sobre growth, exemplos práticos para aplicação e gestão.

Caso tenha interesse em aprender sobre Growth de forma estruturada, você pode optar pelo curso presencial: G4 Growth ou acesse ao G4 Growth Online, como opção online, e siga nossos mentores no instagram: @bruno.nardon e @joaovitor.

Lembre-se que é importante que os ensinamentos de growth estejam difundidos entre a equipe para que faça parte da cultura da empresa. Dessa forma, um bom passo para começar é compartilhar o conteúdo com a sua equipe. Quanto antes iniciar o processo de transformação e execução, maiores são as chances de vivenciar seus resultados.

Gostou? Compartilhe

Compartilhe esse artigo

Deixe uma resposta

Continue Lendo: Outros artigos que você pode gostar

No Gestão 4.0 nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Confira mais conteúdos do G4 no Instagram

Direitos Reservados © | G40 TREINAMENTOS E CURSOS LTDA – CNPJ: 33.338.709/0001-50 | Thera Office Berrini, CJ 603, São Paulo