O que a Amazon pode lhe ensinar sobre Gestão

As cartas que Jeff Bezos, CEO da Amazon, escreve anualmente para seus investidores e acionistas, nas quais ele define as diretrizes da empresa e compartilha lições valiosas, são verdadeiras aulas sobre gestão, os clientes, inovação e a construção de produtos.

Separamos alguns insight sobre gestão abaixo:

1. Concentre-se nos clientes e todo resto se encaixará

Desde sua fundação, em 1994, a Amazon coloca seus clientes no centro das estratégias. Isso, porque é mais assertivo utilizar seu tempo entendendo o que seus clientes querem, através de seu feedback, ao invés de tentar pressupor a vontade do consumidor.

2. Inovação para o cliente

Para uma empresa ser realmente centrada no cliente, ela precisa ser inovadora. A Amazon vê os clientes como “sempre insatisfeitos, mesmo quando não sabem, mesmo quando se sentem felizes, na verdade querem um caminho melhor e simplesmente ainda não sabem o que deve ser”. Construa um negócio que lança continuamente novas ideias que valorizam seus clientes.

3. Se mantenha à frente das crescentes expectativas dos clientes

Não há uma maneira única de fazer isso, é uma combinação de muitas coisas, mas certamente, entregas em alto padrão são grande parte disso. Crie sempre um alto padrão para tudo em sua empresa, começando por seu time. Construa um time AAA, com uma cultura obcecada no cliente.

4. Mova-se rápido e foque nos resultados

Decisões lentas matam a inovação. Empresas complacentes morrem, principalmente as empresas grandes, pois quanto maior, normalmente, há mais burocracia. Para inovarem, crescerem e permanecerem vivas, essas empresas devem adotar uma cultura de tomada de decisões rápida.

Quer aprender mais técnicas e ingishts de Gestão utiliziados pela Amazon e outras empresas? Inscreva-se no Gestão 4.0 – Imersão e Mentoria!

Compartilhe esse artigo

Compartilhe a sua opinião

Continue Lendo: Outros artigos que você pode gostar

No Gestão 4.0 nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Conteúdo sobre negócios, marketing e vendas no seu celular