Monte o seu plano de ação utilizando o 5W2H

Se você ou o seu time tem dificuldades para colocar em prática algo novo, hoje vamos te mostrar como montar um plano de ação eficiente a partir de 7 perguntas simples.

Analisando estes 7 fatores chave é possível entender a fundo se determinado plano faz sentido. Afinal, com essas perguntas simples você vai conseguir ter uma visualização clara de tudo o que envolve este plano de ação e as suas nuances.

A metodologia possui esse nome justamente por causa das 5 perguntas que em inglês começam com w (What, Why, Where, When, Who) e das 2 perguntas que começam com h (How, How much).  É a partir desses questionamentos simples que você vai montar o seu plano de ação.

Como utilizar o 5W2H

Essa é uma ferramenta muito simples, que não vai precisar de grandes recursos tecnológicos. Para começar a utilizar o 5W2H no seu negócio tudo o que você vai precisar é uma planilha de excel (que pode ser substituída até mesmo por um quadro branco ou post-its colados na parede).

Nesta planilha você deve montar diferentes colunas, onde cada uma se refere a uma das perguntas destacadas abaixo, junto com as suas respectivas respostas.

What (O que?)

Provavelmente a parte mais óbvia de um plano de ação, aqui nessa etapa você precisa descrever o que será feito para alcançar o objetivo final.

Why (Por que?)

No “Why” é preciso entender o motivo pelo qual você irá realizar determinada atividade. Dessa forma, você diminui os riscos de desperdiçar recursos com atividades desnecessárias.

Where (Onde?)

Neste ponto você vai adicionar o local em que determinado problema está e precisa ser resolvido. Dessa forma, conseguimos ter mais exatidão para atacar o problema

When (Quando?)

Aqui você deve colocar o prazo daquela tarefa. Com isso, é possível saber se a tarefa está em atraso ou quando ela será resolvida.

Who (Quem?)

Todo plano de ação precisa ter um dono. E repito aqui: um único dono, nunca 2 ou 3. Outras pessoas podem e devem ajudar no processo, mas é importante que todo plano tenha um único responsável direto.

How (Como?)

É preciso definir também a forma que será utilizada para resolver o problema. Explique com a maior quantidade de detalhes possíveis o que você pretende fazer para alcançar o resultado desejado.

How Much (Quanto vai custar?)

Por fim, nunca se esqueça de definir quanto dinheiro será investido nesse plano de ação. Organize as informações anteriores e entenda quais os gastos necessários para colocar o plano em prática.

Confira no exemplo abaixo como você pode aplicar o 5W2H.

 

What Why Where When Who How How Much
Publicar novos anúncios Gerar novo leads Facebook ads 15/02/2021 Fulano Criar novos criativos, segmentar público de acordo com a persona e investir nos anúncios  R$ 10.000,00

 

Como você pode ver, o 5W2H é simples, mas caso feito da forma correta vai te oferecer uma ótima visibilidade dos diferentes planos que estão sendo implementados na sua empresa no momento. 

Com isso, todo o seu time sabe exatamente o que está sendo feito e os pontos principais desta tarefa, sem a necessidade de perguntar tudo, à todo momento. Além disso, com um responsável e uma data de conclusão as atividades tendem a ser feitas no prazo, evitando maiores problemas.

A importância do 5W2H para a sua empresa

Por ser muito simples, empreendedores e líderes costumam subestimar profundamente o 5W2H e esse é um grande erro. Justamente pela sua felicidade, essa ferramenta é de grande importância para os seus projetos.

Com poucos minutos de atenção para as 7 perguntas do 5W2H você é capaz de trazer mais clareza para as suas ações, tornando-as mais tangíveis e diminuindo as suas chances de cometer erros.

Sem a menor sombra de dúvida o 5W2H é uma ferramenta que aumenta a produtividade de toda a sua equipe, a um custo praticamente 0.

E aí, você já usa o 5W2H no seu negócio? Conta aqui nos comentários o que você achou deste artigo e como podemos te ajudar!

Compartilhe esse artigo

Deixe uma resposta

Continue Lendo: Outros artigos que você pode gostar

No Gestão 4.0 nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Acesse ainda mais conteúdo em nosso Instagram