Gestão

Construa produtos memoráveis com a técnica dos 3 Rs

Em qual produto você deve focar? Acredito que todo gestor já se fez essa pergunta. Sem dúvidas, os produtos são uns dos principais fatores de sucesso de qualquer empresa, e apenas com o produto correto você poderá alcançar resultados fora da curva.

Por outro lado, essa também é uma das grandes dificuldades de todo gestor. Definir qual o produto ideal para a empresa não é uma tarefa fácil, exige uma análise de uma quantidade incalculável de fatores e pode fazer toda a diferença nos seus resultados.

Para te ajudar e tornar a sua missão aqui um pouco mais fácil, quero te mostrar a técnica do 3Rs que vai te ajudar a planejar um portfólio de produtos equilibrado, de acordo com os objetivos do seu negócio.

Me acompanhe aqui nesse texto e vou te mostrar as utilidades de cada um desses 3 pilares para que você construa produtos memoráveis!

Primeiro R: Revenue (Receita)

O primeiro (e mais óbvio) R é o da receita. A maior parte das pessoas acredita, inclusive, que esse é o único motivo de um produto existir.

A menos que você tenha um grande investimento inicial, provavelmente o seu foco no começo do negócio será de construir produtos que gerem receita. Na verdade, mesmo que esse não seja o seu caso, qualquer empresa, em algum momento, vai precisar de algum produto focado em revenue.

No final das contas, é esse produto que bota dinheiro no seu bolso.

Quando eu estava no Nubank, lá no início da empresa, estávamos focados em um produto gerador de receita, que possibilitou uma tração inicial e deu vida à empresa para que ela se tornasse o gigante que é hoje.

Segundo R: Reach (Reconhecimento)

Esse é na maior parte das vezes um produto barato, que leva a sua marca para o maior número possível de interessados e possibilita que um grande número de pessoas tenha contato com os seus produtos pela primeira vez.

Muito utilizado por startups de tecnologia com grandes investimentos, os produtos de reach têm um objetivo simples: crescer.

Aqui você precisa buscar conquistar a maior fatia possível do seu mercado, dando uma visibilidade gigante para a sua marca. Em mercados muito concorridos um produto de reach é essencial para multiplicar os seus resultados.

Como falei anteriormente, o nosso foco no começo do Nubank foi revenue, mas após a tração inicial fizemos uma transição, buscando atingir o maior número possível de pessoas. É por isso que em pouco tempo o Nubank atingiu um público gigante, mas ao mesmo tempo não é tão rentável quanto outras instituições financeiras.

Terceiro R: Retention (Retenção)

Não vai adiantar de nada você adquirir um grande número de clientes, conseguir uma receita inicial, mas ter um balde furado em seu negócio.

A retenção é essencial para que você mantenha os seus clientes em sua base por mais tempo, aumentando o seu LTV. Com produtos de retenção você deixa de ser uma empresa que seu cliente utilizou o produto uma única vez e passa a fazer parte do dia a dia dele, aumentando o seu poder e lucratividade.

Voltando ao case da Nubank, lá o produto que busca gerar retenção é o Nubank Rewards. Através de um sistema de pontos, a empresa cria um ambiente propício para que o usuário utilize seus serviços cada vez mais – afinal, ele será bonificado por isso.

E agora, o que fazer?

Você entendeu os diferentes objetivos que um produto pode ter, aprendeu que é muito mais do que apenas gerar receita, mas qual o próximo passo?

É preciso pensar no momento atual do seu negócio e em qual desses tipos de produto você precisa focar no momento. Onde estão os seus maiores gargalos, quais os seus objetivos, como você quer crescer o seu negócio. Pense no negócio como um todo para definir o seu foco. 

Além disso, faça uma análise da jornada do seu cliente. Em algum momento da sua empresa o ideal é que você tenha produtos que consigam entrar dentro dos 3 Rs, aumentando as suas chances de conseguir gerar receita, crescendo sua base e retendo os clientes atuais.

Unindo este framework dos 3 Rs com uma escada de valor bem estruturada, você terá uma esteira de produtos pronta para alcançar resultados verdadeiramente impressionantes, levando o seu negócio a um alto nível de excelência.