Saia do trabalho

Você pode até amar o seu trabalho (eu também amo!), mas se você está em alta performance, uma coisa é fato: o trabalho é estressante. Em muitos momentos você vai se sentir esgotado, precisando de algo diferente, é normal e faz parte da jornada.

Mas são nessas horas, quando você estiver no seu limite, que você precisa sair do trabalho – calma, não é pra se demitir ou abandonar os seus projetos.

Por exemplo, na última terça-feira eu fui junto com o top management da G4 para um resort incrível, em Itu.

Lá o nosso principal objetivo era pensar nos próximos passos da empresa e realizar o planejamento 2021 da G4. O mais comum seria fazer isso em algumas reuniões de horas, em nosso escritório mesmo, mas decidimos fazer algo diferente.

Neste hotel nós conseguimos liberar a nossa cabeça para pensar além do trabalho, ainda que este fosse o motivo pelo qual todos estávamos ali.

Nos divertimos muito e nesse meio tempo também conversamos e debatemos tudo aquilo que é primordial para que o nosso negócio continue crescendo aceleradamente e alcance resultados ainda maiores nos próximos anos.

E não tenho dúvidas de que graças a esta atitude de sair do nosso local de trabalho o resultado foi muito melhor.

Nos momentos de lazer e relaxamento, liberamos a nossa cabeça para novas ideias, e com isso surgiram insights que dificilmente apareceriam em reuniões tradicionais.

A realidade é que sempre que ficamos presos, seja a um tema ou a um local, ceifamos a nossa criatividade. O trabalho acaba ficando repetitivo (podendo até mesmo virar um trabalho de Sísifo, como falamos na última eLetter).

E por isso eu recomendo que sempre que você sentir que sua cabeça já está cansada demais e tudo parece igual, saia da sua rotina normal de trabalho.

Com isso você vai ampliar a sua visão para além do que está acontecendo na sua empresa.

São estas novas perspectivas sobre os mais diversos assuntos que possibilitam o seu desenvolvimento pessoal e do seu negócio. É a partir da capacidade de tirar ensinamentos do que acontece à sua volta que você vai crescer.

Muitas vezes, inclusive, assuntos que você nunca imaginou que teriam qualquer relação com o seu negócio podem te trazer insights brilhantes, capazes de mudar a realidade do seu negócio.

Por isso, se você está se sentindo esgotado, com a mente cansada, quero te convidar a fazer este exercício: faça algo que não tem relação direta com o seu trabalho, hoje.

Caminhe no parque (ou faça qualquer outro esporte), leia um livro diferente, veja um episódio da sua série favorita, enfim, faça qualquer coisa que não esteja diretamente relacionada ao trabalho.

Tenho certeza que pode trazer grandes benefícios para você – e no pior dos casos, vai possibilitar que você relaxe um pouco, para voltar ainda mais produtivo nos dias seguintes.

Eu já comecei, decidi sair um pouco dos livros técnicos e comecei a ler Ilíada e a Odisséia de Homero.

E você, o que vai fazer para descansar a sua mente e trazer uma nova visão para o seu negócio?

PS: Quer receber reflexões como essa diretamente na sua caixa de entrada? Clique aqui e se inscreva para a eLetter Gratuita “Carta ao Gestor”

Compartilhe esse artigo

Deixe uma resposta

Continue Lendo: Outros artigos que você pode gostar

No Gestão 4.0 nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Conteúdo sobre negócios, marketing e vendas no seu celular