Ementa Completa

Confira o conteúdo completo de todas as 20 aulas do G4 Startups

Em nossa primeira aula iremos abordar 3 diferentes formas que você pode usar para ter ideias de negócios, explicando qual a mentalidade que o empreendedor deve ter nesse momento, além de cases de como alguns dos maiores negócios do Brasil e do mundo surgiram, e como você pode usar essas histórias para pensar nos seus negócios.

Agora que você já definiu em qual ideia pretende trabalhar na sua startup, chegou a hora de descobrir se existe demanda de verdade para ela no mercado.
Em nossa segunda aula iremos te explicar como explorar o seu mercado, e entender se a sua ideia tem potencial de encontrar o Product Market Fit por meio da condução de uma Primary Market Research.

Ideia definida, pesquisa de mercado feita, hora de construir um produto de verdade e começar a conquistar seus primeiros clientes reais.
Em nossa terceira aula iremos te explicar o que é um bom MVP, como evitar erros comuns nessa etapa do negócio, e como qualquer negócio consegue construir um MVP em 7 dias usando a métodologia Design Sprint.

Agora que você tem um MVP de verdade rodando está na hora de mensurar os seus resultados e entender se o seu negócio está realmente crescendo de forma sustentável, ou é só fumaça.
Nessa aula abordaremos as principais métricas que toda startup deve olhar na visão de Negócios, Marketing e Produto.

Mais do que um bom produto, para ter sucesso no com a sua startup você precisa de um bom modelo de negócios.
Por isso em nossa quinta aula, iremos te explicar quais os diferentes tipos de modelo de negócios existentes, os prós e contras de cada um, e como entender qual o melhor modelo para a sua realidade de modo a criar uma empresa sustentável.

O seu negócio está crescendo, e com isso a complexidade para acompanhar seus dados e métricas de forma confiavél e eficiente também.
Por isso em nossa sexta aula abordaremos as principais ferramentas e abordagens de analytics usadas pelos nossos mentores em seus negócios, e como você pode construir uma área de BI eficiente desde o começo do seu negócio bem como as melhores práticas a medida que você escalar.

A medida que o tempo passa, o seu negócio atende mercados cada vez maiores, e para cada um desses mercados uma estratégia de lançamento de produtos diferente é necessária.
Em nossa 7a aula iremos te explicar diferentes abordagens possíveis para diferentes tamanhos e tipos de mercado, como entender qual a melhor para a sua situação e como fazer o seu lançamento (ou re- lançamento) da melhor forma possível.

Dificilmente a sua primeira ideia de negócio, será a forma final que a sua startup vai assumir quando ela atingir o sucesso.
Por isso a nossa oitava aula tem como objetivo te ensinar a entender o que é e quando é a hora de pivotar o seu negócio, além é claro, de te ensinar a fazer isso da forma certa.

Uma das maiores alavancas de crescimento para qualquer negócio é a precificação do seu produto. Como entender o preço ideal para balancear crescimento e lucratividade?
Como mudar o seu preço depois de conquistar os primeiros clientes sem aumentar o churn?
Essa e outras perguntas serão respondidas na nossa nona aula.

Produto, Preço, Métricas, Modelo, tudo pronto para o seu negócio decolar? Então chegou a hora de crescer de verdade.
Em nossa décima aula iremos te explicar os principais frameworks de growth e tração que você pode e deve utilizar em seu negócio para crescer e conquistar mais clientes rapidamente.

Talentos ganham um jogo, mas só o trabalho em equipe vence campeonatos.
Nenhum negócio realmente inovador acontece sem um time de pessoas capazes e comprometidas. Por isso em nossa 11a aula iremos te explicar como montar um time de talentos.
Com técnicas para encontrar, converter e reter as melhores pessoas para o seu negócio.

A Cultura come a estratégia no Café da Manhã, e é por isso que em nossa 12a aula iremos te explicar como criar e implementar uma cultura forte em seu negócio desde os primeiros dias, e o que fazer quando alguém não se adaptar a essa cultura.

A maioria dos empreendedores considera a gestão financeira do negócio algo chato, porém boas práticas financeiras são fundamentais.
Por isso, enquanto você ainda não contrata um CFO em nossa 13a aula iremos te explicar os principais indicadores financeiros com os quais você deve se preocupar, bem como como montar e analisar um DRE simples, porém eficiente para garantir a saúde do seu negócio.

A maioria dos empreendedores considera a gestão financeira do negócio algo chato, porém boas práticas financeiras são fundamentais.
Por isso, enquanto você ainda não contrata um CFO em nossa 13a aula iremos te explicar os principais indicadores financeiros com os quais você deve se preocupar, bem como como montar e analisar um DRE simples, porém eficiente para garantir a saúde do seu negócio.

Pensando em levantar capital?
Então a nossa 14a aula foi feita para você! Nela iremos te explicar quais as principais métricas observadas por investidores na hora de decidir ou não investir em uma startup.
Também iremos te ensinar a descobrir se chegou ou não o momento de buscar investimento para acelerar o crescimento do seu negócio.

Seu tempo é o seu bem mais precioso, por isso dedicamos a nossa 15a aula a te explicar o passo a passo para otimizar suas atividades e tarefas.
Serão apresentadas técnicas de priorização, além de boas práticas para delegar e acompanhar tarefas geridas por outros membros do time para que você possa focar onde gera mais valor.

Se você achou a validação da sua ideia uma tarefa difícil, prepare-se para validar quais demandas dos seus clientes você deveria atender.
Nessa aula iremos te explicar como encontrar, priorizar e validar, quais as pequenas mudanças, e desenvolvimento de funcionalidades que o seu negócio precisa para continuar crescendo, e atendendo os seus clientes de forma satisfatória.

Tomar os devidos cuidados legais desde o começo vai te poupar muito tempo, dinheiro e dores de cabeça no futuro.
Por isso em nossa 17a aula iremos te explicar quais são, para que servem e como usar os principais instrumentos legais que a sua startup precisa.

Serão abordadas questões sobre a construção do contrato social, acordo de adionistras e os contratos de vesting e cliff.

Nem toda startup é igual.
Por isso em nossa 18a aula iremos te explicar algumas particularidades existentes dentro dos principais mercados de atuação escolhidos pelas Startups.
Falaremos sobre questões regulatórias, e de público que afetam Fintechs, Agrotechs, HealthTechs, EduTechs, Marketplaces e eCommercers.

Em nossa penúltima aula falaremos sobre as principais liçòes de um líder formal, e informal dentro de um negócio.
Como tomar decisões dificeis, e como lidar com a pressão e a chamada “lonely at the top situation” que afeta líderes em todos os negócios.

Seu negócio foi valiado, seu time montado, e você dominou o seu primeiro mercado, e agora, o que fazer?
Será que chegou a hora de um exit? Talvez um M&A ou quem sabe uma expanção internacional?
Em nossa última aula falaremos sobre os possíveis caminhos que a sua startup pode tomar, e como entender qual o mais indicado para o seu caso.

Clique Para Ver Todas As Aulas Minimizar Aulas

DÊ O seu PRÓXIMO PASSO

CONTINUE A SUA JORNADA EMPREENDEDORA

Gostou do conteúdo das aulas do G4 Startups que acabou de ver?

Então clique agora mesmo no botão abaixo para liberar seu acesso às mais de 20 aulas e 16 horas de conteúdo gravado com  Tallis Gomes, Bruno Nardon, Alfredo Soares e outros mentores convidados te ensinam o passo a passo para criar uma startups de sucesso em 

Além disso, você também acessa a comunidade “G4 Startups” e se conecta com milhares de empreendedores como você!