Trabalho de Sísifo

Na mitologia grega existem diversas histórias de humanos castigados das formas mais violentas e cruéis possíveis, mas para o pior dos castigos não foi necessário derramar uma única gota de sangue. Foi o que aconteceu com Sísifo, o rei de Éfira.

Ele enganou por duas vezes os Deuses, e por isso foi condenado a rolar uma grande rocha até o topo de uma montanha.

Existia um único problema: sempre que ele estava prestes a alcançar o topo da montanha a pedra rolava morro abaixo e ele era obrigado a repetir o mesmo trabalho novamente. Por toda a eternidade.

Sísifo estava condenado a fazer um trabalho em que ele nunca conseguiria realizar o seu objetivo. Não existia um propósito na atividade que ele estava realizando…

E você não pode deixar que isso aconteça na sua empresa.

Para montar um time realmente motivado a fazer o que for preciso para ter grandes resultados, um propósito bem definido é essencial. As pessoas precisam saber onde querem chegar, caso contrário elas podem se sentir realizando um trabalho de Sísifo.

Seu propósito dá ao time uma visão sistêmica de toda a organização e de quais os objetivos das ações que estão sendo realizadas. O propósito é a base de tudo o que vai ser feito dali em diante.

Em seu livro “Organizações Exponenciais” Salim Ismail estudou as empresas que conseguiam alcançar um crescimento exponencial, e percebeu que, entre outras coisas, elas tinham um ponto em comum: um propósito transformador massivo (PTM).

O PTM precisa ser simples o suficiente para que todos entendam e para que toda a empresa esteja alinhada em um mesmo propósito, mas também precisa ser grande, gerando uma transformação real.

Como é o caso do PTM dessas empresas que você provavelmente conhece:

  • Google: “Organizar a informação mundial”
  • TED: “Ideias que merecem ser espalhadas”
  • Tesla: “Acelerar a transição para a energia sustentável”

E no seu negócio, qual o seu PTM?

Apenas a partir de um propósito claro e bem definido, você poderá saber para onde quer ir e então desmembrar suas ações para alcançar este objetivo.

Afinal, como você vai saber quais indicadores são os mais importantes para o seu negócio sem ter um objetivo com eles?

Como você vai saber quais ações tomar e quais tarefas priorizar sem saber qual resultado quer obter?

O propósito serve como um guia de tudo o que vai ser feito dentro da empresa.

Se você quer criar algo realmente grande, é essencial que todo o seu time esteja alinhado em volta de um mesmo propósito, tão grande quanto os seus sonhos.

Caso contrário o seu time pode se sentir realizando um trabalho de Sísifo – trabalhando muito, sem objetivo nenhum.

Quer receber conteúdos como esse, direto na sua caixa de entrada? Clique aqui e se inscreva para a eLetter “Carta ao Gestor”

Compartilhe esse artigo

Deixe uma resposta

Continue Lendo: Outros artigos que você pode gostar

No Gestão 4.0 nossa missão é ajudar gestores e líderes de negócios a inovarem e gerarem mais resultados.

Se você quer aprender com alguns dos melhores empreendedores do país, preencha o formulário e receba nossos conteúdos gratuitos.

Descubra como você pode se tornar um Gestor 4.0

Conteúdo sobre negócios, marketing e vendas no seu celular